PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 36333 > OPERACIONAL EXERCíCIO TéCNICO DE IçAMENTO NA ÁGUA SE ENCERRA COM MAIS DE 200 SIMULAçõES DE RESGATE

OPERACIONAL

Exercício Técnico de Içamento na Água se encerra com mais de 200 simulações de resgate

Publicado: 2020-09-22 10:26:51
Esquadrão Pelicano e PARA-SAR realizaram o adestramento, em conjunto, no litoral de São Paulo

Encerrou-se, neste sábado (19), o Exercício Técnico (EXTEC) Içamento na Água, realizado pelo Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) e pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), também conhecido como PARA-SAR. O adestramento buscou aprimorar e readaptar os pilotos e tripulantes em uma das modalidades de Busca e Salvamento (SAR, sigla em inglês para Search And Rescue), que é o resgate de vítimas em ambiente aquático com o içamento por meio de um guincho no helicóptero H-60L Black Hawk.

Durante dez dias de Exercício, foram realizadas 41 missões, sendo 31 horas de voo sobre o mar, e cerca de 200 simulações de resgates. No total, 50 militares foram capacitados operacionalmente, cumprindo assim 100% da adaptação e formação de tripulantes nos procedimentos de içamento duplo molhado (homem de resgate e vítima) e içamento com maca. A atividade ocorreu na Base Aérea de Santos (BAST), no litoral paulista.  

Na véspera do encerramento, sexta-feira (18), uma comitiva formada pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; acompanhado do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; do Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; pelo Comandante do Comando Aéreo Leste (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Comandante da Ala 5 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos; entre outras autoridades e convidados, visitaram as instalações onde ocorreram as atividades do EXETEC.

A comitiva recebeu um briefing sobre os resultados do adestramento. Após a apresentação, o Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a importância da atividade. “Tenho a certeza de que este é um marco para a BAST. É um  prazer reviver toda a história que esta Unidade teve com a Aviação de Asas Rotativas aqui”, concluiu.

O Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, também ressaltou os aspectos operacionais. “Foi um momento único pois, dessa forma, podemos empregar toda a nossa capacidade e entregar para a FAB mais operacionalidade. Isto é fundamental para a nossa pronta-resposta”, disse.  

Fotos: Tenente Cristiane e Sargento Santiago / CECOMSAER